Usina Nuclear Angra 1, Angra 2 e Angra 3
- jpaulordc
- 1 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Uma das partes mais interessantes da viagem foi a visita as usinas nucleares Angra 1, Angra 2 e Angra 3. Não fomos exatamente nas usinas, mas fomos a um lugar próximo onde tivemos a oportunidade de vê-las de perto. Lá tivemos uma palestra com um funcionário que trabalha com as usinas a muito tempo, que explicou como funcionam as usinas e também o impacto que elas causam no meio ambiente.
Geração de energia:
· A geração de energia acontece basicamente da seguinte forma: no núcleo das usinas existem várias partículas de uranio armazenadas em uma serie de barras e mergulhadas na água, e é nesse lugar que acontece um processo chamado fissão nuclear (É quando um átomo de urânio-235 é atingido por um nêutron. O resultado do choque é que o átomo se parte em dois grandes pedaços e ainda sobram mais dois ou três nêutrons soltos. A soma dos dois pedaços do átomo mais os nêutrons soltos dá uma massa menor do que a do urânio original. Essa diferença é transformada em energia).
· Esse processo aquece a água e faz com que a água de um segundo circuito evapore. E essa água em forma de vapor roda uma turbina que roda um gerador que transforma o movimento em energia.
Impactos ambientais:
· Um ponto muito positivo das usinas nucleares e que elas quase não causam impactos ambientais. Só existe um impacto significativo: o aquecimento da água que é usada para resfriar a agua vaporizada. Essa água é retirada do mar na sua temperatura normal e ao ser devolvida está de 3 a 5 graus (em média) mais quente, o que acaba matando alguns seres vivos da fauna e da flora marinha das regiões onde essa água e retornada ao mar.
Na atual situação do país, usinas nucleares são uma ótima solução. Pois o Brasil está consumindo cada vez mais energia e as usinas nucleares além de produzirem imensas quantidades de energia não causam quase nenhum impacto ambiental.
















Comentários